terça-feira, 19 de junho de 2012

"O Brasil é meu"- ARRAIÁ NA ARCA

O mês de junho celebramos as manifestações populares do brasil e não podiamos deixar de celebrar festança junina com os Cidadão Artistas da região!
 No dia 23 de junho a partir das 20horas -Avenida Humberto de Campos, 576 Vila Ema em Ribeirão Pires
Traga de "cumê e de "bebê" e venha se esquentar na fogueira! Traga a viola,pandeiro e sorriso, que teremos dança de improviso! Venha quem quisé que num tem hora pra cabá!!




"O Brasil é meu" no tradicional "ENCONTRO DE DOMINGO" em Mogi das Cruzes

As influências da África, dos povos indígenas e dos imigrantes europeus fizeram do Brasil o país mais diversificado do mundo.

E é justamente por acreditar nisso que o grupo de pesquisa da cultura popular brasileira – Jabuticaqui promove, a cada dois meses, o Encontro de Domingo.

A idéia do encontro de domingo surgiu em 2008 com a necessidade do grupo Jabuticaqui mostrar o seu trabalho para os amigos e simpatizantes da cultura popular. O encontro acontecia num formato bem menor, acontecia todos os meses e apenas o Jabuticaqui fazia apresentações.

Em 2009 já residente no Galpão Arthur Netto o grupo resolveu fazer desse encontro uma festa de celebração da cultura popular com a presença de convidados muito especiais, que representam, incentivam e cultivam nossas tradições. Passou a ser a cada dois meses, sempre no último domingo do mês.

A festa que é realizada com recursos próprios conta com o apoio do Galpão Arthur Netto que cede o espaço e equipamentos para a festa e também para os encontros semanais para a vivência e estudo do grupo.

Dia 24 de junho realizaremos a décima terceira edição que começará às 15 horas com a presença ilustre de Raquel Trindade que vem pelo Ponto de Cultura Danças Brasileiras/Jabuticaqui em parceria com o Galpão Arthur Netto e fará a palestra Danças de origem africana. Pintora, dançarina, coreógrafa, grande conhecedora da história e cultura afro-brasileira, Raquel Trindade é considerada uma das maiores memórias vivas no Brasil. Fundadora do Teatro Popular Solano Trindade e da Nação Kambinda de Maracatu.

Em seguida, às 17:30h o Jabuticaqui apresentará o Boi Estrela Miúda, trazendo toda a beleza e magia do boi de matraca da tradição maranhense Logo após teremos as presenças do Grupo de Pós Afro da Unicastelo em "A soma de todas as cores - Preto "- poesia e dança, dos amigos Coletivo Carta na Manga com Cenisses Literárias, do grupo de Ribeirão Pires Toadas à trovadas (ARCA) com O Brasil é meu, finalizando com a grande Inalda do Acordeon e seu forró arretado.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CURRA – TEMPEROS SOBRE MEDÉIA DIA 30 DE JUNHO EM RIBEIRÃO PIRES.

  O grupo Contadores de Mentiras de Suzano traz para Ribeirão Pires o espetáculo teatral que reuni, celebração., ritual, música, comida, dança e teatro.
  O espetáculo Curra – Temperos Sobre Medéia com direção de Cleiton Pereira, é uma confraternização ritualística fruto de pesquisas na cultura oriental e africanas cuja fonte é o corpo e suas energias. “É um espetáculo pra se sentir. Um banquete antropofágico repleto de cantos, danças boa comida”.O mito de Medéia é o eixo central que é recortado em estruturas de dança, canto, rituais, comida e emoções sensoriais. É servido um banquete e o público é convidado a experimentações gustativas através do paladar e do olfato. Além disso, experiências de corpo em transe e o conceito de jogo sobrepondo a cena são as bases deste espetáculo. A encenação é a predominância do jogo essencial, onde os atores não possuem cenas definidas, mas jogos e regras estabelecidas em um itinerário de energias. Por fim, o espetáculo restabelece o mito clássico transformando a tragédia em um ritual de celebração.
  Contadores de Mentira é um grupo forte enraizado em Suzano. Tem um público cativo, e por ser pioneiro nas questões criativas e nos movimentos organizados da região do alto Tietê, não abre mão de continuar suas pesquisas e atividades em sua “residência”. Uma das necessidades deste projeto é expor as pesquisas que os Contadores desenvolvem ao longo de treze anos, entendendo suas identidades e transformando-as em festa e teatro.

O espetáculo é isso: “festejar as dores para que elas virem açúcar”.

A apresentação é gratuita e acontecerá no dia 30 de Junho ás 19 horas na sede da ARCA - Ponto de Cultura Cidadãos Artistas que fica na Avenida Humberto de Campos, 576 Vila Ema – Ribeirão Pires.

O espetáculo tem Duração: 80 minutos e classificação etária: 12 anos

FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: Cleiton Pereira

Elenco: Ailton Barros, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Drico de Oliveira, Camila Rafael

Atores Pajens Cozinheiros: Ailton Ferreira, Patrícia Oliveira e Luiz Soares

Figurinos: Ailton Barros

Concepção de Arte: Contadores de Mentira

Direção e Composição Musical: Meyson e Juá de Casa Forte

Designer Gráfico: Daniele Santana

Iluminação: Taciano L. Holanda

Duração: 80 minutos – Classificação Etária: 12 anos

Mais informações 4824-1884 / 9639-7779
http://www.arca-cidadaosartistas.blogspost.com/
cidadaosartistas@gmail.com








quarta-feira, 6 de junho de 2012

"O Sequestro do Secretário de Cultura"- Cia Escândalo

A ARCA- Ponto de Cultura Cidadãos tem o prazer de receber neste final de semana a Cia do Ecândolo com o espetáculo “ O seqüestro do secretário de Cultura” com direção de Manoel Mesquita Junior.


As apresentações são gratuitas e acontecerão nos dia 09 e 10 ás 19 horas na sede da ARCA que fica na Avenida Humberto de Campos, 576 Vila Ema – Ribeirão Pires.

A Cia foi fundada em 1995 na região do Alto Tietê e desde então aborda temas ligados ás relações humanas, profissionais e sociais que se apresentam nos tempos pós-modernos. Em junho de 2009, com o intuito de ampliar o alcance e a discussão sobre cultura e cidadania, a Cia do Escândalo funda e administra, de maneira independente, o Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania, na cidade de Mogi das Cruzes. Em 2010, por meio de suas ações, o Galpãp Arthur Netto foi reconhecido pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo como Ponto de Cultura.

“O Seqüestro do Secretário de Cultura” aborda um tema recorrente no trabalho da Cia do Escândalo: a relação entre o que se fala e o que se faz, entre a reclamação e a ação, entre o direito e o dever. Trata-se de um grupo de teatro se sente desvalorizado e marginalizado e resolve seqüestrar o secretário de cultura da cidade, pedindo como resgate o valor do prêmio do último edital local para grupos de teatro.

O espetáculo tem 75min de duração e é recomendado para maiores de 12 anos.

Ficha técnica
Elenco: Danilo Meireles, Helder Martinêz, Meyson, Nilceu, Rodrigo Romão Batista e Sara Fernandes. Concepção de cenas e texto Cia do Escândalo e Manoel Mesquita Junior
Concepção de Luz Meyson e Nilceu
Marchinha do Secretário Cia do Escândalo
Operação de luz e som Manoel Mesquita Junior

Preparação Corporal Jorge Peloso
Argumento, Dramaturgia e Direção Geral Manoel Mesquita Junior
Conteúdo :O espetáculo não possui nu ou cenas de insinuação sexual.
Temas incidentais Reflexão sobre cidadania: reivindicação de direitos e cumprimento dos deveres; O papel da arte e do artista na sociedade.

Mais informações:

ARCA- Ponto de Cultura Cidadãos Artistas
4824-1884 / 9639-7779 / 7222-2744