sexta-feira, 24 de outubro de 2008

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Em 28 de outubro de 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

Em 2008, o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 51 países. No Brasil, são mais de 150 cidades. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. E Ribeirão Pires também participa através da ARCA.

A mostra também marca o início oficial de nosso projeto cineclubista. A programação será:

Dia 26, às 19 horas, no Espaço ARCA;

Dia 28 (data oficial), às 19 h30, na Praça Ernest Solvay (Praça Central).

O evento em 2008 é financiado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e no estado de São Paulo é patrocinado pelo Programa de Apoio a Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Aqui, temos os apoios luxuosos do Cine Clube Pilar, de Mauá (que nos indicou para participar), da Associação Vermelho (empréstimo de equipamentos audiovisuais), da FundAÇÃO KAH-KAH e do Projeto OFICINATIVA.

Entrada franca.

Nenhum comentário: