quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Parabéns para todos reconhecidamente somos Ponto de Cultura


17/11/2009 - EDITAL
ABCD terá mais nove pontos de cultura
Por: Caio Luiz (caio@abcdmaior.com.br)


A Arca será uma das associações contempladas da Região. Foto: Divulgação.




Iniciativas inscritas em 2009 foram anunciadas pelo Governo Estadual


Após a divulgação, na segunda-feira (16/11), dos 300 projetos estaduais que serão contemplados pelo programa Mais Cultura, elaborado em parceria pelo Minc (Ministério da Cultura) e pelo governo do Estado de São Paulo, o ABCD terá mais nove pontos de cultura que somados aos já existentes totalizarão 20. Rio Grande da Serra é o único município da Região que teve uma instituição selecionada pelo edital. Cada uma das escolhidas receberá R$ 180 mil parcelados em três anos para executar propostas que desenvolvam culturalmente a área em que se localizam.

Ao todo, 248 cidades de São Paulo participaram do edital e foram 1.188 projetos inscritos. O ABCD representa 0,75% do montante. Diadema, que reunia nove pontos, agora terá mais um: “Casa das Minas de Thoya Jarina”, da entidade homônima.

Em Santo André, “Mistura e Gingada”, da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional do Jd. Santo André e “Ponto de Cultura Raiz da Serra: O Ponto Vital de Paranapiacaba”, da APM da Escola Estadual Lacerda Franco, foram classificadas. Em São Bernardo, “Editora Livre, Popular e Artesanal”, da Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania, e “Usina Socioeducativa: Rádio-Cine-Foto-Difusão de Tecnologia, Cultura e Direitos Humanos Para Crianças e Adolescentes”, da Fundação Criança de São Bernardo do Campo.

São Caetano terá a “APAP ArteCidade” da Associação de Pais, Alunos e Professores da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, como o primeiro ponto de cultura da cidade, assim como Mauá, que terá “Na Batida da Reciclagem Musical” da Associação Corporação Musical Lyra de Mauá. “Cultura Viva na Comunidade”, da Federação Municipal das Associações de Moradores de Ribeirão Pires, e “Ponto de Cultura Cidadãos Artistas Arca”, da Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas são as de Ribeirão Pires.

“No nosso caso, a admissão foi o ânimo que precisávamos para prosseguir com nossas realizações. Utilizaremos a verba para aprimorar as ações de nossa agenda e executaremos mais oito propostas que visam a sustentabilidade de uma rede de pontos e projetos semelhantes”, disse Mariana de Lima, tesoureira da Arca, entidade que existe desde de 2002 e promove eventos culturais.

Nenhum comentário: