sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RALOIM? SÓ SE FOR COM CARNE SECA

É Comum no mês de outubro ouvir falar de Hallowen, Cabeça de Abóbora, Vampiros e Castelos dos Horrores. Lojas e escolas se enfeitam para comemorar o Dia das Bruxas, no dia 31.

Seguindo um modelo padronizado e importado dos Estados Unidos, cenários e personagens são emprestados de outra cultura para servirem de pano de fundo na realização das maiores paixões dos brasileiros, a festa, a fantasia e o faz de conta, materializando assim, para alegria do povo, mais um carnaval.

Se seguirmos o caminho mestiço que formou nossa gente e nossa cultura, facilmente encontraremos um meio de incorporar esta comemoração em nosso calendário de festas populares, sem perder sua essência monstruosa e assustadora, mas acrescentando um temperinho bem brasileiro.

Por exemplo se pegarmos o próprio 31 de outubro, " DIA DO SACI E SEUS AMIGOS ", em nossa comemoração teríamos o SACI, o CORPO SECO, O HOMEM DO SACO, o CURUPIRA, o BICHO PAPÃO, o LOBISOMEM, e tantos outros que, se bobear, não precisaria nem repetir a fantasia...

Se pensarmos em nossas lendas : CASAS MAL ASSOMBRADAS, CEMITÉRIOS INDÍGENAS, FLORESTAS POVOADAS POR GUARDIÕES...Teríamos duas transilvânias de possibilidades de cenários.

Em travessuras então, quero ver Bruxa ou Vampiro que dê rasteira em SACI PERERÊ.

Doce? Não sei se por ironia , mas temos um de abóbora ... HUMMMMM.

E é assim, com o intuito maior de fazer festa, que a ARCA-Associação Ribeirãopirense de Cidadãos artistas, comemora o Raloim à Brasileira, neste sábado, 07 de novembro, a partir das 16h, na praça central de Ribeirão Pires.


AH! E O Proprio SACI já confirmou presença.

Um comentário:

silvia aparecida costai disse...

O saci me levou de volta à infancia