quarta-feira, 14 de março de 2012

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ARCA/ QUINTAL ORGANICO

ARCA- Ponto de Cultura Cidadçaos Artistas recebe "Mini-curso de Educação Ambiental:
compartilhar experiências e saberes firmando outras atitudes."

Coordenação: Ana Luiza Frari, mestre em Sociologia, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. À frente da iniciativa “Quintal Orgânico”.
Participação especial: Rosana Ribeiro, atriz na Escola Livre de Teatro de Santo André, é criadora do Projeto Maria do Lixo que envolve oficinas, espetáculos e performances com temas ambientais.
Período: duas tardes de sábados

Dias: 24 e 31 de março de 2012.

Horário: entre 14 e 18 horas.

Onde?

Espaço ARCA (1º. Encontro -24 de março))

Av. Humberto de Campos, 576

Vila Ema – Ribeirão Pires

Quintal Orgânico (2º. Encontro- 31 de março)

Rua Ulisses Tornincasa, 211

Vila São José – São Caetano do Sul


Todo participante deste mini-curso receberá no primeiro encontro um DVD com textos escritos, imagéticos e sonoros sobre a temática abordada, tais como: a Cartilha sobre Produtos Orgânicos, o vídeo História das Coisas, entre outros.

  • Objetivos:
Socializar estudos, aprendizados e reflexões percebidos durante processos de formação acadêmica, participação em congressos, atuações em escolas;

Socializar experiências vividas através da dinamização do espaço e coletivo de Amigos do Quintal Orgânico;

Vivenciar o Quintal Orgânico através de dinâmicas de reconhecimento e manejo no espaço.
  • Conteúdo:
Leitura do mundo e do Brasil na atualidade;

Histórico e contexto da Educação Ambiental no Brasil; Conceitos e práticas Agroecológicas;

Experiências do coletivo de Amigos do Quintal Orgânico.
  • Estratégias:

No primeiro encontro a partir da troca de informações e de idéias e de posturas perante os desafios (sociais e ambientais) colocados pela realidade atual iremos sistematizar nosso entendimento e reflexão. Em seguida, o aprender e praticar a compostagem: oficina. Será solicitada uma avaliação do encontro. No segundo encontro partiremos das atividades práticas como o processo de produção de adubo orgânico e os cuidados com o solo realizados no Quintal para reconhecer o espaço. E após este reconhecimento, embaixo da mangueira compartilhando conversas conheceremos mais as histórias, ações e planos do coletivo de Amigos do Quintal Orgânico. Será solicitada uma avaliação do encontro, e, dos encontros.
  • Público Alvo:
Especialmente organizado para quem deseja refletir e aprimorar seus conhecimentos sobre a temática sócio-ambiental, tanto por questões pessoais como para trabalhar em projetos de educação ambiental, em escolas infantis, centro comunitários, ONGs e empresas.
  • Inscrição:
As inscrições podem ser realizadas por e-mail (quintalorganicoscs@gmail.com) e estão abertas até 23/03/2012. O valor da taxa é de R$70,00 por pessoa, e, o pagamento será no primeiro encontro.
http://www.quintalorganico.blogspot.com/

Nenhum comentário: