sexta-feira, 30 de março de 2012

INTERCÂMBIO CULTURAL

Artistas estadounidenses e brasileiros realizam trocas culturais no Conjunto Prestes Maia


O Projeto Ação em Conjunto – que envolve ações em educação ambiental e cultura no Conjunto Habitacional Prestes Maia, com financiamento do Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André – amplia sua atuação nos meses de março e abril promovendo intercâmbios culturais com artistas da cidade de Chicago, EUA. Com apoio da instituição americana MacArthur Foundation, seis artistas estadounidenses estão em Santo André para participar de trocas na área de música e criação de murais ao ar livre.
As linguagens artísticas surgem como base do processo educativo proposto pelo projeto, aliando a transformação dos espaços à criatividade em oficinas de produção audiovisual e criação de arte pública.

“O intercâmbio cultural acontece na oficina de murais, sob coordenação do brasileiro Moisés Patrício e do artista convidado estadunidense Brendan Hudson. Ampliamos a abrangência do intercâmbio com uma oficina de musicalização oferecida pelos professores estadunidenses às crianças do bairro e que tem como parceiro a Casa de Lucas e o SESC Santo André,” conta Sarah Bryce, coordenadora geral e integrante do Coletivo Alma Ambiental, associação responsável pelo projeto.
Serão realizados dois eventos ao ar livre nesta semana: “Batuque na Feira”, que acontece nesta quarta-feira, dia 28 de março, na feira noturna do conjunto e contará com a participação dos ritmistas da escola de samba do bairro, numa improvisação de samba com instrumentos clássicos, como violino, saxofone e piano.
No sábado, dia 31, às 15 horas será a vez do “Cultura de Três Pontos”, evento que reunirá os artistas estadunidenses e os artistas brasileiros participantes de três Pontos de Cultura do ABC e Zona Leste de São Paulo. O evento contará com brincadeiras e um cortejo musical pelas ruas do Conjunto com a Associação Ribeiraopirense de Artistas Cidadãos, além de uma variedade de apresentações musicais.
O evento servirá para divulgar e comemorar os mutirões semanais realizados pela comunidade para revitalização de uma área degradada, que por muito tempo tornou-se um local de descarte irregular e a queima de resíduos “A idéia é de criar um bairro mais verde com as ações da própria comunidade”, explica o biólogo responsável para a oficina, André Benedito. Todos os materiais da oficina são reutilizados; em lugar de serem aterrados, são utilizados para a criação de jardins e passeios no espaço que será batizado pela comunidade de Praça Capinxingui.
O Projeto Ação em Conjunto foi iniciado em 2011 e promove a mobilização de moradores em ações de revitalização em locais priorizados durante diagnóstico realizado no início do projeto. As atividades envolvem a melhoria das condições de áreas livres comuns do Conjunto, a ampliação da coleta seletiva e a difusão do consumo consciente. Para mais informações, basta acessar: www.acao.jovensliderancas.org

Serviço:

Batuque na Feira

Feira Noturna do Conjunto Prestes Maia – rua Jacarandá-Branco s/n. Quarta-feira, 28 de março, a partir das 18h30.

Cultura de Três Pontos

Rua Imbuia s/n, Conjunto Prestes Maia. Sábado, 31 de março, 15h às 17h30.


Para mais informações contatar: Solange - 7176-6632 ou Sarah - 5252-1803


Nenhum comentário: