terça-feira, 19 de junho de 2012

"O Brasil é meu" no tradicional "ENCONTRO DE DOMINGO" em Mogi das Cruzes

As influências da África, dos povos indígenas e dos imigrantes europeus fizeram do Brasil o país mais diversificado do mundo.

E é justamente por acreditar nisso que o grupo de pesquisa da cultura popular brasileira – Jabuticaqui promove, a cada dois meses, o Encontro de Domingo.

A idéia do encontro de domingo surgiu em 2008 com a necessidade do grupo Jabuticaqui mostrar o seu trabalho para os amigos e simpatizantes da cultura popular. O encontro acontecia num formato bem menor, acontecia todos os meses e apenas o Jabuticaqui fazia apresentações.

Em 2009 já residente no Galpão Arthur Netto o grupo resolveu fazer desse encontro uma festa de celebração da cultura popular com a presença de convidados muito especiais, que representam, incentivam e cultivam nossas tradições. Passou a ser a cada dois meses, sempre no último domingo do mês.

A festa que é realizada com recursos próprios conta com o apoio do Galpão Arthur Netto que cede o espaço e equipamentos para a festa e também para os encontros semanais para a vivência e estudo do grupo.

Dia 24 de junho realizaremos a décima terceira edição que começará às 15 horas com a presença ilustre de Raquel Trindade que vem pelo Ponto de Cultura Danças Brasileiras/Jabuticaqui em parceria com o Galpão Arthur Netto e fará a palestra Danças de origem africana. Pintora, dançarina, coreógrafa, grande conhecedora da história e cultura afro-brasileira, Raquel Trindade é considerada uma das maiores memórias vivas no Brasil. Fundadora do Teatro Popular Solano Trindade e da Nação Kambinda de Maracatu.

Em seguida, às 17:30h o Jabuticaqui apresentará o Boi Estrela Miúda, trazendo toda a beleza e magia do boi de matraca da tradição maranhense Logo após teremos as presenças do Grupo de Pós Afro da Unicastelo em "A soma de todas as cores - Preto "- poesia e dança, dos amigos Coletivo Carta na Manga com Cenisses Literárias, do grupo de Ribeirão Pires Toadas à trovadas (ARCA) com O Brasil é meu, finalizando com a grande Inalda do Acordeon e seu forró arretado.

Nenhum comentário: