sexta-feira, 30 de março de 2012

INTERCÂMBIO CULTURAL

Artistas estadounidenses e brasileiros realizam trocas culturais no Conjunto Prestes Maia


O Projeto Ação em Conjunto – que envolve ações em educação ambiental e cultura no Conjunto Habitacional Prestes Maia, com financiamento do Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André – amplia sua atuação nos meses de março e abril promovendo intercâmbios culturais com artistas da cidade de Chicago, EUA. Com apoio da instituição americana MacArthur Foundation, seis artistas estadounidenses estão em Santo André para participar de trocas na área de música e criação de murais ao ar livre.
As linguagens artísticas surgem como base do processo educativo proposto pelo projeto, aliando a transformação dos espaços à criatividade em oficinas de produção audiovisual e criação de arte pública.

“O intercâmbio cultural acontece na oficina de murais, sob coordenação do brasileiro Moisés Patrício e do artista convidado estadunidense Brendan Hudson. Ampliamos a abrangência do intercâmbio com uma oficina de musicalização oferecida pelos professores estadunidenses às crianças do bairro e que tem como parceiro a Casa de Lucas e o SESC Santo André,” conta Sarah Bryce, coordenadora geral e integrante do Coletivo Alma Ambiental, associação responsável pelo projeto.
Serão realizados dois eventos ao ar livre nesta semana: “Batuque na Feira”, que acontece nesta quarta-feira, dia 28 de março, na feira noturna do conjunto e contará com a participação dos ritmistas da escola de samba do bairro, numa improvisação de samba com instrumentos clássicos, como violino, saxofone e piano.
No sábado, dia 31, às 15 horas será a vez do “Cultura de Três Pontos”, evento que reunirá os artistas estadunidenses e os artistas brasileiros participantes de três Pontos de Cultura do ABC e Zona Leste de São Paulo. O evento contará com brincadeiras e um cortejo musical pelas ruas do Conjunto com a Associação Ribeiraopirense de Artistas Cidadãos, além de uma variedade de apresentações musicais.
O evento servirá para divulgar e comemorar os mutirões semanais realizados pela comunidade para revitalização de uma área degradada, que por muito tempo tornou-se um local de descarte irregular e a queima de resíduos “A idéia é de criar um bairro mais verde com as ações da própria comunidade”, explica o biólogo responsável para a oficina, André Benedito. Todos os materiais da oficina são reutilizados; em lugar de serem aterrados, são utilizados para a criação de jardins e passeios no espaço que será batizado pela comunidade de Praça Capinxingui.
O Projeto Ação em Conjunto foi iniciado em 2011 e promove a mobilização de moradores em ações de revitalização em locais priorizados durante diagnóstico realizado no início do projeto. As atividades envolvem a melhoria das condições de áreas livres comuns do Conjunto, a ampliação da coleta seletiva e a difusão do consumo consciente. Para mais informações, basta acessar: www.acao.jovensliderancas.org

Serviço:

Batuque na Feira

Feira Noturna do Conjunto Prestes Maia – rua Jacarandá-Branco s/n. Quarta-feira, 28 de março, a partir das 18h30.

Cultura de Três Pontos

Rua Imbuia s/n, Conjunto Prestes Maia. Sábado, 31 de março, 15h às 17h30.


Para mais informações contatar: Solange - 7176-6632 ou Sarah - 5252-1803


sábado, 17 de março de 2012

CIDADE ATELIÊ 2012


Intervenção com o coletivo de cidadãos artistas da ARCA.
19 de março - aniversário de Ribeirão Pires
Praça da Matriz , a partir das 18h.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Negro Universo : A ARCA- Ponto de Cultura Cidadãos Artistas estará presente na 7ª Feijoada das Marias do Jongo

7ª Feijoada das Marias do Jongo


Data: 18 de março de 2012 (domingo)

Almoço: 12h as 14h

Apresentações Culturais a partir da14h: DJ Barata, Leandro Marçal, Adilsinho Garcia, Aureluce Santos, Bambuzero, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, DJ Roberto

Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira - Av. John Boyd Dunlop, s/n. em frente a PUC II - dentro do loteamento - Caminho das árvores - Sede da Fazenda Roseira. Campinas / SP

Convites na porta R$ 35,00
Infos: 19 3227 5633/ 9134 3922/ 9149-3815 / alejongo@gmail.com

Quem já foi sabe que participar da Feijoada das Marias é vivenciar uma tarde de alegria, com muita música de boa qualidade e comida saborosa, em um encontro de amigos, parceiros e familiares. Em sua sétima edição, a data da Feijoada, realizada anualmente no terceiro domingo de março, coincide com o aniversário de duas “Marias”: Maria Alice e Maria Aparecida, filhas do jongueiro Dito Ribeiro, o que tornará a festa ainda mais especial!


Neste evento, as mulheres mais velhas da Comunidade Jongo Dito Ribeiro são as protagonistas e as homenageadas. “Segredos e mirongas” para uma boa comida cheia de história são ingredientes presentes na cozinha durante a madrugada que antecede o evento, que é quando a feijoada é preparada.


O JONGO é uma manifestação cultural popular brasileira importante na formação da cultura nacional, vivida por comunidade rurais e urbanas na região sudeste. Considerado um dos percussores do samba, o jongo é composto por elementos de dança, canto e batuque. Tem suas origens na cultura dos povos africanos, principalmente os de língua bantu, e é um elemento de identidade e resistência cultural de várias comunidades. Mais de vinte grupos de jongos e caxambus dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo demandaram, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o Registro de sua manifestação cultural. Em 2005, o Jongo no Sudeste foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Em Campinas, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro, com sede na Casa de Cultura Fazenda Roseira, cumpre o fundamental papel de manter, vivenciar e difundir o jongo. Mais infos em http://comunidadejongoditoribeiro.blogspot.com/ ; http://www.pontaojongo.uff.br/

A CASA DE CULTURA FAZENDA ROSEIRA está instalada na casa sede da antiga Fazenda Roseira, no Jardim Roseira, bairro de Campinas. A casa, construída a partir do final do século XIX, de pau a pique (taipa) e tijolos, foi reformada em 1920 e entregue como EPC (Equipamento Público Comunitário da Prefeitura Municipal de Campinas) a partir de 24 de agosto de 2007. A fazenda tem várias riquezas naturais, diversos tipos de árvores nativas e exóticas, horta e herbário. Esta fazenda deu origem, além do Jardim Roseira, outros dois bairros: a Vila Perseu Leite de Barros e o Jardim Ipaussurama. Desde 2008 vem sendo gestada por um coletivo de entidades representantes da Comunidade Negra de Campinas (Associação Amigas e Amigos da Fazenda Roseira e Associação do Jongo Dito Ribeiro) com atividades educativas e eventos relacionados à cultura afro-brasileira e à questão ambiental. Mais infos em http://fazendaroseira.org.br/ ; http://casadeculturafazendaroseira.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de março de 2012

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ARCA/ QUINTAL ORGANICO

ARCA- Ponto de Cultura Cidadçaos Artistas recebe "Mini-curso de Educação Ambiental:
compartilhar experiências e saberes firmando outras atitudes."

Coordenação: Ana Luiza Frari, mestre em Sociologia, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. À frente da iniciativa “Quintal Orgânico”.
Participação especial: Rosana Ribeiro, atriz na Escola Livre de Teatro de Santo André, é criadora do Projeto Maria do Lixo que envolve oficinas, espetáculos e performances com temas ambientais.
Período: duas tardes de sábados

Dias: 24 e 31 de março de 2012.

Horário: entre 14 e 18 horas.

Onde?

Espaço ARCA (1º. Encontro -24 de março))

Av. Humberto de Campos, 576

Vila Ema – Ribeirão Pires

Quintal Orgânico (2º. Encontro- 31 de março)

Rua Ulisses Tornincasa, 211

Vila São José – São Caetano do Sul


Todo participante deste mini-curso receberá no primeiro encontro um DVD com textos escritos, imagéticos e sonoros sobre a temática abordada, tais como: a Cartilha sobre Produtos Orgânicos, o vídeo História das Coisas, entre outros.

  • Objetivos:
Socializar estudos, aprendizados e reflexões percebidos durante processos de formação acadêmica, participação em congressos, atuações em escolas;

Socializar experiências vividas através da dinamização do espaço e coletivo de Amigos do Quintal Orgânico;

Vivenciar o Quintal Orgânico através de dinâmicas de reconhecimento e manejo no espaço.
  • Conteúdo:
Leitura do mundo e do Brasil na atualidade;

Histórico e contexto da Educação Ambiental no Brasil; Conceitos e práticas Agroecológicas;

Experiências do coletivo de Amigos do Quintal Orgânico.
  • Estratégias:

No primeiro encontro a partir da troca de informações e de idéias e de posturas perante os desafios (sociais e ambientais) colocados pela realidade atual iremos sistematizar nosso entendimento e reflexão. Em seguida, o aprender e praticar a compostagem: oficina. Será solicitada uma avaliação do encontro. No segundo encontro partiremos das atividades práticas como o processo de produção de adubo orgânico e os cuidados com o solo realizados no Quintal para reconhecer o espaço. E após este reconhecimento, embaixo da mangueira compartilhando conversas conheceremos mais as histórias, ações e planos do coletivo de Amigos do Quintal Orgânico. Será solicitada uma avaliação do encontro, e, dos encontros.
  • Público Alvo:
Especialmente organizado para quem deseja refletir e aprimorar seus conhecimentos sobre a temática sócio-ambiental, tanto por questões pessoais como para trabalhar em projetos de educação ambiental, em escolas infantis, centro comunitários, ONGs e empresas.
  • Inscrição:
As inscrições podem ser realizadas por e-mail (quintalorganicoscs@gmail.com) e estão abertas até 23/03/2012. O valor da taxa é de R$70,00 por pessoa, e, o pagamento será no primeiro encontro.
http://www.quintalorganico.blogspot.com/